Documentações necessárias para o transporte de veículos

Conheça as documentações necessárias para o transporte de veículos

Aqui você encontra:

Contratar os serviços de uma empresa para transportar o seu carro, moto ou outro veículo é uma escolha que pode facilitar a sua vida. Afinal, ao fazer isso não é preciso pegar a estrada para uma viagem longa e cansativa. Porém, é essencial conhecer as documentações necessárias para o transporte de veículos.

Caso contrário, a transportadora não pode realizar o trabalho. Vale a pena ainda conhecer os documentos que a empresa deve ter para atuar de forma regularizada no setor. Dessa maneira, você tem a certeza que contratou um serviço de alta qualidade e segurança.

Portanto, se você tem interesse no assunto e quer saber quais são as documentações necessárias para o transporte de veículos continue com a leitura deste artigo. Nos tópicos a seguir, você entende tudo a respeito do assunto com as informações aqui apresentadas.

    • Documentos para contatar o transporte de veículos
    • Demais documentos e informações necessários
    • Quais são os documentos que a transportadora deve ter

Principais documentos para contatar o transporte de veículos

Entre as documentações necessárias para o transporte de veículos, existem duas mais importantes ao contratar o serviço. São elas o CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo e o IPVA – Imposto sobre a propriedade de veículos automotores, que precisa estar com o pagamento em dia.

Esses documentos devem ser apresentados pelo cliente, sendo que é obrigatório que sejam originais. Além disso, é essencial que o CRLV esteja com todas as informações atualizadas a respeito do carro, moto ou outro a ser transportado.

Ou seja, nele devem constar a placa do automóvel, bem como o seu ano, chassi, cor e modelo. Portanto, se o veículo passou por qualquer mudança, como uma nova pintura, por exemplo, é fundamental que essa informação esteja atualizada no documento.

Caso contrário, é possível que você não consiga contratar o serviço. Isso ocorre porque a empresa tem que deslocar o seu veículo de um ponto a outro com os documentos corretos, que não gerem dúvidas acerca de sua veracidade.

Demais documentos e informações necessários

Outras documentações necessárias para o transporte de veículos que o cliente precisa ter em mãos são seus documentos pessoais, como carteira de identidade e CPF. A transportadora também solicita demais informações, como endereços completo de origem e de destino do veículo, telefone de contato e o valor médio do veículo de acordo com a tabela Fipe.

Essa sigla e refere à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e no seu site é possível encontrar esse dado. Já se o automóvel que você deseja levar para outra cidade foi adquirido em um leilão, é necessário apresentar, inclusive, a nota da negociação, chamada ainda de documento de arrematação.

Enquanto isso, se o automóvel for recuperado de roubo ou furto, é fundamental que você tenha a autorização da delegacia responsável. E da mesma forma, caso tenha passado por alterações de suas características, o CRLV deve estar atualizado pelo Detran.

Por fim, se for um veículo novo, é a nota fiscal que também deve acompanhar os demais documentos. Portanto, sempre tenha em mãos essas documentações necessárias para o transporte de veículos, de acordo com cada situação.

Com isso, você tem a certeza que consegue contratar a transportadora e levar o seu veículo para o destino programado com segurança e agilidade.

Quais são os documentos que a transportadora deve ter

Além de estar atento às documentações necessárias para o transporte de veículos, tanto os referentes ao carro ou motocicleta quanto os pessoais, valem a pena conhecer os documentos específicos para o setor. Isto é, que a empresa contratada deve portar.

Afinal, isso indica que ela é confiável e que atua de maneira regularizada. Desse modo, o documento mais relevante é o Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Cargas ou simplesmente RNTRC.

Trata-se de um certificado que é emitido pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres. Esse é o órgão que controla e fiscaliza o setor.

Ao contar com esse documento, a empresa tem permissão para o transporte de veículos dentro do país, bem como a equipe responsável por conduzir os caminhões que executam o trabalho. Já se você quer contratar um serviço realmente seguro, confira ainda se a empresa dispõe de seguro que cobre acidentes.

Esse é mais um requisito importante para constar no contrato, uma vez que tem potencial para aumentar a segurança do seu veículo ao contratar uma transportadora. Por isso, antes de fechar negócio certifique-se de todos eles e sempre esclareça as suas dúvidas.

Blog Expresso Car

Saiba mais como funciona o transporte de veículos.

Fique por dentro de todas as novidades do nosso setor.

Expresso Car qrcode

Escaneie o QR Code com o seu celular e faça uma cotação gratuita de forma simples e rápida através do nosso whatsapp!

Whatsapp qrcode

Realize sua cotação e garanta um serviço de qualidade com preço justo!

©️ Expresso Car Transporte 2022 – Todos os direitos reservados

Escanear o código